quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Curiosidades sobre a Páscoa - Parte I



História da Páscoa
A palavra páscoa vem da palavra hebráica "pesach" e do grego "pascha" que significam "passagem".
Podem ter diversos significados, tais como: passagem da morte para a vida - passagem de Deus para nos salvar - passagem da escravidão para a liberdade, enfim, a passagem pela qual o homem que se encontra neste mundo passa para um novo céu e uma nova terra. Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal. A Páscoa judaica, celebra a saída dos hebreus do Egito, a libertação de uma vida de escravidão para uma nova vida. Esta história, foi recentemente ilustrada no desenho animado do Walt Disney, "O Príncipe do Egito", onde mostra o conflito entre os povos e o nascimento de uma religião de maneira didática para crianças.
O Velho Testamento da Bíblia diz que é a festa das festas e que durante uma refeição solene, em família, come-se o Cordeiro da Páscoa e o pão sem fermento, o matzá. O pão sem fermento retrata a situação vivida pelos judeus que como estavam em fuga, não tinham tempo para esperá-lo crescer.
Já a Páscoa Cristã, celebra a passagem de Jesus da "morte para a vida", a ressurreição também simbolizando um novo começo. Feriado móvel, é festejada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono, dois dias antes é a Sexta-Feira Santa, quarenta dias antes é a Quarta-feira de Cinzas e quarenta e três dias antes, o Carnaval. E é responsável por determinar as outras datas do calendário religioso.
Atualmente, as celebrações religiosas são deixadas de lado para alimentar o mercado de ovos de chocolate e coelhinhos de pelúcia. O ovo é usado como símbolo de nova vida, nascimento. A troca de Ovos de Páscoa, portanto, resgata este sentimento de recomeço.
Acredita-se que o hábito de trocar ovos de páscoa tenha se iniciado com os clérigos do século XIII, na França. No início, eram ovos de aves, que com o tempo, passaram a ser pintados e ornados com desenhos que eram verdadeiras obras de arte.
Nessa fase, o Rei da França começou a presentear com ovos dourados. Mais tarde, com a descoberta do chocolate, a substituição dos ovos dourados por ovos desse saboroso ingrediente foi uma grande invenção e agradável surpresa! Difundiu-se, então, o hábito de trocar ovos de chocolate, por vários lugares do mundo.

Nenhum comentário: